domingo, 8 de outubro de 2017

19 de Outubro, a ceva do meu aniversário.

8 de Outubro, 11:00 a.m.

O moedor de cereais começava a trabalhar lentamente para a produção da cerveja 19 de Outubro, uma ceva que fiz em homenagem a mim mesmo, rs.
O que ela tem de diferente, simplesmente puro malte! Isso mesmo, puro malte! Feito de acordo com as leis da pureza alemã.

Afinal de contas, estamos também no mês da Oktoberfest! E as cervejas alemãs são puro malte! Coincidência da 19 de Outubro e da Oktoberfest?
Adicionei o Malte arome para dar uma aroma diferenciado e adicionei mais um lúpulo aromático.

Hoje utilizei técnicas de trabalhos mais lenta, conforme aprendi no curso do Mestre Jaime, deixei a natureza também cuidar dessa nova cerveja. Respeitando o tempo e a lei da física, sem nada forçar durante o preparo.

Aumentei mais o tempo da circulação do mosto, isso tudo manual. Qual é a importância de nós circularmos o mosto? Agora vou te explicar.

Circulação do Mosto

Esse processo é importante depois da brassagem. Tu podes usar uma jarra resistente a temperatura e uma escumadeira. Fiz uma brassagem de 10 litros. Minha jarrinha tem 1 litro. Terminei a brassagem e, seguido, enchia a jarra e, com o uso da escumadeira, jogava o mosto por cima da escumadeira, fazendo uma espécie de "chuvinha" dentro da panela de mosturação. Repeti o processo 20 vezes, onde consegui fazer o mosto ficar "circulando" na panela. Porque todo esse trabalhão?

Simplesmente para clarificar a nossa cerveja, para que a mesma não tenha aspecto turvo.

Lavagem do Bagaço.

Antes da fervura, devemos sempre lavar o bagaço que restou na panela. Utilizei água quente, com temperatura aproximada de 80 graus e com o uso da jarrinha e da escumandeira, fui jogando sobre o bagaço acumalado na panela. Isso porque devemos separa o mosto açucarado do resto do bagaço e evitando que algumas particular passem para a próxima etapa, onde poderia comprometer vários tópicos da nova cerveja, tais como gosto ou até mesmo a cor da cerveja.

Enquanto nossa cerveja está em fase de fermentação, algumas fotos da brassagem de hoje

A fase da circulação e lavagem dos grãos deixou a ceva mais cristalina.



A densidade original ficou aproximadamente com 1045

SRM 22

 SALUTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário